Pular para o conteúdo principal

Resenha: 2054 - Contos Futuristas | Organização: Márcia Olivieri

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês?

Hoje aqui no blog pela primeira vez, irei fazer resenha de um livro de contos, "2054 - Contos Futuristas", que o próprio nome já diz, se trata apenas de contos futuristas, mais especificamente, no ano de 2054.

Título: 2054
Subtítulo: Contos futuristas
Organizador: Márcia Olivieri
Páginas: 96
Editora: Andross
Idioma: Português
2054 - Contos Futuristas reúne doze contos que especulam sobre o futuro. Esta antologia cria um espaço para abordar e discutir suposições sobre a realidade presente. O leitor poderá descobrir e desvendar o futuro através da leitura destes contos em que uma realidade alte
Este livro é um tanto diferente dos demais que eu já li, não só por ter vários contos futuristas, mas também, por ter cada conto escrito por um autor diferente, o que torna a experiência ainda mais interessante, pois você vai percebendo a mudança nas escritas, a variação de contexto que cada conto aborda, percebe até as características de cada autor, o que é muito legal, principalmente para quem assim como eu, está escrevendo alguma história, pois cada um tem pouco com que você pode aprender.

Se tratando da temática abordada, eu posso dizer que superou minhas expectativas em alguns contos, e deixou a desejar em outros, o que é completamente normal em um livro como este. Toda essa questão futurista eu já acho muito interessante, mas eu realmente gostei do que li.

Durante a leitura, quatro contos me chamaram a atenção, pois eu gostei muito deles pela história e pela forma que os autores nos apresentou a eles, se destacando assim, na minha opinião, dos demais, são eles:
  • Gênese Acta - Georgette Silen (Página 33);
Este conto é sobre uma sociedade que após uma explosão solar em 2012, as próximas gerações masculinas nasceram sem gametas, estando assim, declarado o fim da civilização humana na Terra. Em 2054 conseguiram clonar embriões e implantar nas mulheres, porém não as informaram que isso custaria mais do que poderiam imaginar. 

No começo confesso que é bem assustador a forma que a história é apresentada a nós, mas ela nos prende de uma forma, que apesar de podermos imaginar o final, ele consegue ser ainda mais aterrorizante.
  • Brutalitty Show - João Afonso (Página 39);
Como o próprio nome já diz, este conto tratará de um reality show que se passa no ano de 2054. Nele, os participantes são todos criminosos sentenciados a morte, controlados por cientistas que cometeram crimes digitais.

Há muitas mortes e atitudes bem violentas neste conto, contudo, o autor não se deu o trabalho de escrever um final para ele, o que me incomodou bastante, mas de uma forma geral eu gostei.
  • O Visionário - Celso Bal (Página 49);
A princípio, não entendi porque este conto foi considerado futurista, já que se tratava apenas de um homem empresário que tinha ideias absurdas para seu tempo e que logo depois, foi demitido e faliu tentando financiar o que acreditava. Porém o final me surpreendeu, não irei contar para não estragar a surpresa, mas simplesmente amei, achei muito criativo e super tem a ver com a temática futurista.
  • Pré-Natal - Roberto de Souza Causo (Página 77);
Este foi meu conto preferido! Ele é também o maior de todos, com 14 páginas, e na minha opinião, o mais criativo e bizarro. Ele tinha tudo para ter sido muito nada a ver, mas foi tão bem escrito, que o fato de um homem estar "grávido" em 2054, em pleno regime de ditadura, faz todo sentido!

Ele é um belo exemplo de como este regime é tão terrível, que levam as pessoas a fazerem coisas que ninguém poderia imaginar! O que foi bem legal da parte do autor abordar este tema da maneira que fez.

Bom gente, esta foi minha resenha de contos, bem curtinha, mas tem contos neste livros de duas páginas, então não tinha como me aprofundar mais sem dar spoilers e estragar a experiência de quem ainda vai le-lo, eu super recomendo! Foi melhor do que eu imaginava!

Em Outubro também lançarei um conto pela Andross Editora, mas ele será distópico, diferentemente destes, mas para quem se interessar, clique aqui e saiba mais sobre o lançamento!

Um grande beijo, K. R. G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTEÚDO NO INSTAGRAM

Oii genteeee!!! Tudo bem com vocês? Faz tempo que não apareço por aqui, mas este post é para vocês entenderem melhor ESSA NOVA FASE DO BLOG! Estou com muitos projetos em mente, um deles já está sendo realizado no Instagram @capaliteraria , pois lá está tendo VÍDEO TODA QUARTA-FEIRA, 11H, então todo o conteúdo (resenhas, dicas e etc), que antes era postado aqui, agora é postado lá, de forma mais dinâmica, com a finalidade de alcançar ainda mais pessoas! Além dos vídeos, estou com o projeto de postar no @capaliteraria , uma frase por dia, para inspirar, animar e motivar pessoas, pois acredito que positividade atrai positividade, por isso, quero proporcionar estes pequenos momentos de reflexão, e é claro, sempre com frases de livros e autores que eu gosto muito! Muitos projetos pessoais de leituras estão por vir, desta forma, irei compartilhar TUDO com vocês lá no instagram, pois acredito que dessa forma, poderemos ter um maior contato e troca de experiências, que afinal

RESENHA: Nada dura para sempre | Sidney Sheldon

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje irei fazer a resenha do livro "Nada dura para sempre", do autor Sidney Sheldon, e já posso adiantar que amei, vale muito a pena conferir! Clique aqui para ver mais resenhas deste autor. Este foi o segundo livro do Sidney Sheldon que eu li, e como o primeiro, gostei bastante da história, da construção das personagens, das críticas sociais (que são várias), e principalmente, o autor fechou todos os "nós" soltos durante a narrativa. A história se inicia em um tribunal do juri nos Estados Unidos, no qual uma médica está sendo julgada por ter feito uma eutanásia em um paciente de câncer terminal, que deixou um milhão de dólares para ela em seu testamento (alterado um dia antes de sua morte, e excluindo sua família do mesmo). O promotor do caso, pede a pena de morte da médica, enquanto a mesma, admite ter feito tal ato, porém, afirma ter feito por misericórdia, sem saber do testamento e do dinheiro deixado para ela.

Lista de livros que li em 6 meses | Junho/2020

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Segue abaixo a lista de livros que li de janeiro até junho de 2020. Clique aqui para ver a lista. Um grande beijo,  K. R. G. Instagram:  https://www.picuki.com/profile/capaliteraria Facebook:  https://www.facebook.com/BlogCapaLiteraria/ Twitter:  https://twitter.com/Capa_Literaria ; G-mail:  capaliteraria.blog@gmail.com