Pular para o conteúdo principal

Interação de Abril | Clube do Livro Online

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês?

Quero começar pedindo desculpa pelo atraso no post de hoje, mas ocorreu alguns imprevistos, mas segue normalmente a interação, que será sobre o livro "A revolução dos bichos", do autor George Orwell!!!

Título: A revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Editora: Companhia das letras
Idioma: Português
"Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanosEscrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto."
Posso dizer definitivamente que este livro me surpreendeu MUITO, ainda mais por ser o primeiro livro do autor que eu leio. Eu realmente esperava bastante do livro, mas nada como o que tirei lendo esta fábula maravilhosa, que me mostrou muita inteligência política, manipulação, ingenuidade de uma forma tão clara, porém ao mesmo tempo irreal, é complexo falar sobre o livro, mas vamos lá gente!!!

O que acharam da história? Já tinham lido algo do autor que fosse como este livro? O livro surpreendeu vocês? Mudariam algo na forma de governo dos animais logo de início?

VAMOS INTERAGIR!!

Sorteio de Maio

Como vocês já sabem, todos os participantes que comentarem NESTE post e seguir as demais regras do clube estarão concorrendo ao livro do mês que vem. O título já foi escolhido e é "A caixa de pássaros".

Regras:
  1. Seguir o Blog Capa Literária E o Blog Prateleiras da Fê;
  2. Comentar NESTA publicação algo realmente relacionado ao livro. Procure participar mais de uma vez ao longo da interação;
  3. Seguir as redes sociais dos blogs contam como chance extra;

Um grande beijo, K. R. G.

Twitter: https://twitter.com/Capa_Literaria
Snapchat: kah_giraldi
G-mail: capaliteraria.blog@gmail.com

Comentários

  1. Olá, eu li esse livrinho, especialmente para a interação. Como sabemos essa obra não é recente, mas torna se extremamente atual, expondo todos os conflitos que os animais passam tanto enquanto " escravos" dos humanos, quanto quando os porcos, começam a exercer o papel de autoridade perante os demais, que ocasiona uma série de questionamentos sobre quem deveria de fato ' comandar'.
    O que faz o leitor a questionar o poder, nem vou entrar no mérito de comunismo/ditadura, mas na questão do poder, até quando um indivíduo ( ou animal) consegue se manter justo e honesto quando há poder nas mãos. Até quando é possível pensar primeiro no coletivo para ai então pensar em si mesmo. A analógia se demonstra bem eficaz a colocar a questão de como lhe dar com o poder nesse livro. Livrinho pequeno e gostoso de ler, além de nos ensinar boas lições. Beijos!


    (Gostaria de saber como funciona o clube e como faço para participar também, de fato. )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! Ficamos realmente muito feliz com a sua participação, está convidada a participar de todas interações! Achei muito pertinente e bem colocados seus pontos de vista, como você disse, um livro pequeno com muitas coisas a nos ensinar! Eu mesma refleti muito sobre esse tema de poder, penso que isso devemos levar para vida.

      Sobre o Clube, acesse este link para saber mais: http://blogcapaliteraria.blogspot.com.br/2017/02/clube-do-livro-online-parceria-blog.html

      Excluir
    2. Olá Bia!! Muito bom ter você participando conosco e reforço o convite da Kátia: Espero te ver participando de outros interações!! Realmente esse livro é mais que uma estória, é um ensaio sociológico. É um tema bem delicado de ser tratado, mas de enorme importância! Sem dúvida um texto que precisa ser lido pelo menos uma vez na vida!

      Excluir
  2. Já estou participando agora :) , Por conta da leitura, na sexta vai sair uma resenha quentinha desse livro. Se você achar interessante, da um pulinho no meu blog e se gostar segue a gente ♥ Tem sempre novidades por lá! abraços.
    http://livroseoutrostrecos.com/

    ResponderExcluir
  3. Hey! demorou mas saiu! haha fiz resenha do livro! e mencionei vocês lá hein! dá um confere lá depois meninas!
    Mas agora vou deixar vocês com umas perguntinhas que fiz lá sobre a proposta do livro...

    Nesse ponto me fez pensar até onde o poder pode nos levar?
    Ou até onde a busca do poder pode nos levar e o que estamos dispostos a fazer para conquista-lo?
    Seria possível uma sociedade igualitária? Sem hierarquia ou classes?
    Ou precisamos dessa ‘ordem’ para seguirmos em frente?
    Caso você que está lendo estivesse na posição dos porcos, fariam o mesmo que eles?
    Vocês poderiam ter privilégios na comida, no trabalho e até mesmo na ordem hierárquica pois são mais inteligente, ou tem mais facilidade que os demais?
    Ou se, mesmo com as qualidades e limitações de cada animal todos deveriam ser vistos e tratados como iguais?

    Beijos!




    http://www.livroseoutrostrecos.com/2017/05/05-revolucao-dos-bichos-de-george-orwell.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONTEÚDO NO INSTAGRAM

Oii genteeee!!! Tudo bem com vocês? Faz tempo que não apareço por aqui, mas este post é para vocês entenderem melhor ESSA NOVA FASE DO BLOG! Estou com muitos projetos em mente, um deles já está sendo realizado no Instagram @capaliteraria , pois lá está tendo VÍDEO TODA QUARTA-FEIRA, 11H, então todo o conteúdo (resenhas, dicas e etc), que antes era postado aqui, agora é postado lá, de forma mais dinâmica, com a finalidade de alcançar ainda mais pessoas! Além dos vídeos, estou com o projeto de postar no @capaliteraria , uma frase por dia, para inspirar, animar e motivar pessoas, pois acredito que positividade atrai positividade, por isso, quero proporcionar estes pequenos momentos de reflexão, e é claro, sempre com frases de livros e autores que eu gosto muito! Muitos projetos pessoais de leituras estão por vir, desta forma, irei compartilhar TUDO com vocês lá no instagram, pois acredito que dessa forma, poderemos ter um maior contato e troca de experiências, que afinal

Lista de livros que li em 6 meses | Junho/2020

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Segue abaixo a lista de livros que li de janeiro até junho de 2020. Clique aqui para ver a lista. Um grande beijo,  K. R. G. Instagram:  https://www.picuki.com/profile/capaliteraria Facebook:  https://www.facebook.com/BlogCapaLiteraria/ Twitter:  https://twitter.com/Capa_Literaria ; G-mail:  capaliteraria.blog@gmail.com

RESENHA: Nada dura para sempre | Sidney Sheldon

Oiii genteee!!! Tudo bem com vocês? Hoje irei fazer a resenha do livro "Nada dura para sempre", do autor Sidney Sheldon, e já posso adiantar que amei, vale muito a pena conferir! Clique aqui para ver mais resenhas deste autor. Este foi o segundo livro do Sidney Sheldon que eu li, e como o primeiro, gostei bastante da história, da construção das personagens, das críticas sociais (que são várias), e principalmente, o autor fechou todos os "nós" soltos durante a narrativa. A história se inicia em um tribunal do juri nos Estados Unidos, no qual uma médica está sendo julgada por ter feito uma eutanásia em um paciente de câncer terminal, que deixou um milhão de dólares para ela em seu testamento (alterado um dia antes de sua morte, e excluindo sua família do mesmo). O promotor do caso, pede a pena de morte da médica, enquanto a mesma, admite ter feito tal ato, porém, afirma ter feito por misericórdia, sem saber do testamento e do dinheiro deixado para ela.